2009-09-11

Curiosos algarismos

Salve pessoal,

   Hoje vamos a uma curiosidade sobre os números, elementos inseparáveis da maravilhosa ciência chamada Matemática. Os números que utilizamos para expressar valores em nossos textos e documentos são compostos por aglomerações de algarismos (1,2,3, etc) que dispostos numa certa posição ganham significados de valor distintos. Estes algarismos são denominados arábicos para distinguí-los dos algarismos romanos (I,II,III, IV, etc) que ainda são utilizados para enumeração de listas e numeração de capítulos em livros e  documentos. Os árabes popularizaram estes algarismos, mas sua origem remonta ao tempo dos matemáticos hindus que também são responsáveis pelo sistema de contagem baseado em posições utilizado até hoje.
   Considera-se que o criador dos algarismos teria sido o sr. Abu Abdullah al-Khwarizmi (note que não é coincidência a palavra "algarismo" se parecer com al-Khwarizmi na pronúncia) que nasceu na Ásia no século VIII, mas posteriormente emigrou para Bagdá, onde trabalhou como matemático. Lá os algarismos foram sendo difundidos através das publicações de Khwarizmi até que um italiano chamado Fibonacci (grande conhecido de investidores e nerds) levou os algarismos para a Europa em meados do século XIII, o que representou uma grande utilização dos algarismos desde que saíram Índia. Fibonacci promoveu os algarismos na Europa através de suas publicações, mas sua adoção só foi acelerada devido à invenção da prensa no século XV. 
   Com o passar dos anos, diversas teorias sobre o significado dos algarismos foram se popularizando. Apesar de bem justificadas e embasadas, a maioria delas ignora os dados arqueológicos imprecisos que mostram não haver relação de lógica nos algarismos. Uma das teorias mais populares associa o significado dos algarismos à quantidade de ângulos que os mesmos teriam em sua escrita primitiva, teoria que nunca me convenceu por causa dos algarismos 7 e 9, principalmente.
   Agora quando for escrever algum número sempre vou ficar olhando e procurando uma lógica sobre como foram criados seus significados e vou lembrar que isso tudo é culpa do Fibonacci e do al-Khwarizmi.

Um comentário:

Leua disse...

Achei muito interessante o site por completo, principalmente a curiosidade ao lado... Parabéns para os organizadores.